27.2.08

Sobrevivência Infantil

Depois de apreciar o vídeo da almàjanela, este post parece uma desfeita.
É óbvio que não.Primeiro,porque o bébé é mesmo uma gracinha-- só mesmo da alma; segundo, porque as outras crianças também têm direito a esta felicidade. E a alma concorda comigo.

Recentemente a UNICEF elaborou um ranking dos países com mais alta mortalidade infantil; por mortalidade infantil, entende-se a morte de crianças até aos cinco anos, quer por causas neo-natais, quer por doença. O "pódio" está assim formado:
1º SERRA LEOA : 270 por mil;
2ºANGOLA : 260 por mil;
3ºAFEGANISTÃO :257 por mil.

Do Afeganistão, ressalta a herança taliban que proibia os cuidados de saúde às mulheres; de Angola, causa-nos uma revolta maior quando se sabe as infra-estruturas que deveriam ser criadas com a riqueza do petróleo, diamantes,etc., que alimenta a oligarquia do MPLA; da Serra Leoa, a miséria comum a outros países africanos.
A Suécia, Singapura e San Marino têm a taxa mais baixa de 3 por mil; Portugal apresenta um excelente 167º (em 189) lugar com 5 por mil.
Outros países de expressão portuguesa:Guiné-Bissau em 11º com 200 por mil; Moçambique em 22º com 138 por mil; São Tomé em 43º com 96 por mil; Timor em 65º com 55 por mil; Cabo Verde em 83º com 34 por mil.

Estes dados referem-se a 2006. O Relatório realça os progressos de Timor, Nepal, Malawi, Cabo Verde e Índia. Esperemos que os responsáveis timorenses continuem os objectivos de diminuir o mais possível a mortalidade infantil , esforço notável tendo em conta as frágeis condições do jovem País. Em contraponto, Angola tem grandes recursos que são criminosamente negligenciados.
Ao todo, por dia, morrem no Mundo 26 mil crianças.
É nosso dever procurar ajudar com meios financeiros e outros este grande drama.

Etiquetas: , , , , ,

3 Comments:

Blogger almàjanela said...

osátiro

ambos os posts se completam embora preencham dimensões diferentes.

tiro o chapéu ao valor humano do teu e a ti; o meu pretendia fazer sorrir embora os dois possam fazer reflectir.

parabéns. :-)

alma

27/2/08  
Anonymous Anónimo said...

GOSTEI DA DEFESA OU:(PARA MIM ) EXPLICAÇÃO, É QUE NEM TODOS CONSEGUIMOS INTREPRETAR Á PRIMEIRA O OBBECTIVO DA ALMA.
EXISTEM MUITOS LEIGOS A VISITAR O BLOG DO VA.

28/2/08  
Blogger Custódia C. said...

Sobrevivência mesmo, nada mais do que isso :(

28/2/08  

Enviar um comentário

<< Home