11.2.09

Palestra " Universo, Sistema Solar"

Aspecto da assistência

Outro momento da palestra



O Prof. Dr. João Fernandes durante a sua exposição


Inserido no ciclo de conferências levado a cabo pelos alunos do 12º C, no âmbito da Área-Projecto, realizou-se, ontem, a conferência "Universo, Sistema Solar - a utopia de atingir o inatingível." Com a sala Multiusos da Escola repleta de alunos e professores, o Prof. Dr. João Fernandes prendeu a assistência com um discurso acessível sem deixar de ser rigoroso. Começou por colocar o problema do estudo da Astronomia por esta lidar com "objectos" que não estão ao nosso alcance, por lidar com o inatingível. Daí ter afirmado que, sobretudo nos últimos cem anos, estamos a estudar um Universo já com 130 milhões de anos.
"Conhecemos um instante do Universo."
Como estudar astros que se encontram a milhões de quilómetros e existem há milhões de anos, foi outra das questões levantadas. E aqui referiu a importância da luz. Através da espectroscopia, o homem não só pode medir distâncias, como medir o tempo e estudar a composição química desses astros.
Procura-se, portanto, determinar evidências de vida noutros sistemas solares. Esse o papel da Astronomia, bilhete para o sonho e a utopia.
Por fim, salientou a importância do Ano Internacional da Astronomia cujo sítio pode ser consultado aqui.

Etiquetas: , ,