18.1.07

A internet e a liberdade de expressão

A internet veio revolucionar o acesso e a transmissão de informação e opinião para e de qualquer ponto do planeta. Daí que os regimes totalitários dificultem, por todos os meios, o acesso dos cidadãos a esse meio.
Os ciberdissidentes chineses e de outros regimes opressores irão ter brevemente à sua disposição um sítio na internet que lhes permitirá dizerem e divulgarem o que entenderem sem estarem sujeitos a perseguições e prisão. Um dos objectivos do novo espaço é denunciar as arbitrariedades e injustiças nesses países.
Chama-se Wikileaks e tem uma tecnologia que, segundo os seus criadores, permitirá o anonimato de quem denuncia, discorda e discute na página.
Para saber mais, pode consultar aceder a esta ligação.

7 Comments:

Anonymous Anónimo said...

"Há 3 coisas que não se podem esconder por muito tempo: a lua, o sol e a verdade"
Siddharta é um livro de Hermann Hesse que todos os ocidentais deviam ler...
Há leituras que deixam marcas e esta é uma delas.

18/1/07  
Blogger Padre Lúcio said...

Carísimos
Este é o chamado Jogo do Gato e do Rato".
Os possuidores destas tecnologias demoníacas irão lutar cada vez com maior violência. Por cada porta que alguém tente abrir logo vir´´a outro que ensinará a fechá-la.
Não tenhamos ilusões.

19/1/07  
Blogger Ai meu Deus said...

ah!... (novamente) os "ciberdissidentes chineses". ah!... estes comunistas (ou quase-ex, que vem dar no mesmo).

mentes despertas, sede mais abertas ;-)! a outras dissidências explícita(da)s. se é que as há.

É que estas chinesices estão a ser tão recorrentes, que até dá a impressão de não haver outras dissidências... [que fique bem claro que sou contra a censura dos dissidentes -- a chinesa, que pelos vistos existe, incluída].

19/1/07  
Blogger Padre Lúcio said...

Caríssimos,
eis algumas e alguns e dissidentes famosa(o)s:
Afonso Henriques
Carolina Salgado
Conde Andeiro
Freitas do Amaral
João Pinto
José Veiga
Judas (o apóstolo traidor)
Miguel de Vasconcelos
Pina Moura
Sertório
Zita Seabra

Que os seus pecados sejam perdoados.

19/1/07  
Blogger Vítor Amado said...

Caro, valha-me deus...
É claro que há muitos dissidentes. Todos os perseguidos por delito de opinião, seja em que lugar for, têm a minha solidariedade.Por algum motivo escolhi a frase de Orwell para objectivar o meu blog. Nós, ocidentais é que, na minha opinião, andamos, ou fazemos de conta que andamos, muito distraídos...quando daqui a uns 10-15 anos a China (apenas um exemplo...há outros a despontar...)estender o seu imperialismo pelo mundo, incluindo o ocidental, aí, será tarde para carpir mágoas.
Nessa altura, retomaremos o tema...se ainda por cá andarmos.
abraço.

19/1/07  
Anonymous Anónimo said...

Ó AI meu Deus! Quem precisa de mente aberta sois vós!!!
O regime chinês é hoje dos mais execráveis do mundo:ele é o paradigma da exploração selvagem dos trabalhadores(porque razão a esquerda se calou sobre o "neo-liberalismo sevagem que tanto berrava aqui há uns anos?)
É também o exemplo do Big Brother(HÁ dias um documentário na RTP2 dava conta, entre outras maravilhas, de câmaras de filmar em bairros residenciais para os trabalhadores não saírem--como é que estes "intelectuais" passavam sem a "night"?--)
Não concordo com a qualificação de "dissidentes":estes é que são os verdadeiros democratas, e não os nossos tão badalados anti.fascistas que nos queriam impôr uma 2º Albânia
Não sejas tão tacanho ó ai meu Deus!!!

22/1/07  
Anonymous Anónimo said...

Ó Ai meu Deus,além de tacanho,és masoquista(achas q um Chinês não concordante com o regime está na mesma situção dum "dissidente" Português?Quem pensa isto tem uns exemplares conceitos de democracia...)e stalinista!
É esta hipocrisia "progressista" que é execrável:sempre a defender e desculpar os ditadores sanguinários desde que sejam anti-Bush.

23/1/07  

Enviar um comentário

<< Home