Os SPO na ESEN
Devemos partir da concepção que a vida na Escola, hoje em dia, é complexa, cheia de acontecimentos de variada ordem, distante da homogeneidade de pensamentos e práticas de outros tempos. É construída no conjunto das relações quotidianas entre os seus diversos protagonistas: alunos, professores, funcionários, pais e encarregados de educação. Cada uma dessas pessoas representa as suas práticas escolares através de uma série de crenças, expectativas, desejos, temores, experiências vividas e saberes compartilhados.
É nessa "malha" de relações e anseios que situamos o papel determinante dos Serviços de Psicologia e Orientação (SPO).
Desde que sou professor na Escola Secundária de Emídio Navarro de Viseu (ESEN), sempre recorri aos SPO e para lá encaminhei muitos alunos, sempre que o julguei necessário. E sempre obtive respostas positivas às solicitações. O rosto deste serviço tem sido a Dr.ª Filomena Gato (não posso esquecer, por uma questão de justiça, os ex-colaboradores, a Dr.ª Helena Mimoso e o Dr.º Paulo Pereira). Aliando a sua competência a uma disponibilidade permanente, a Dr.ª Filomena Gato desempenha um papel fundamental na integração de alunos, no atendimento personalizado, no encaminhamento de casos mais problemáticos, num sem número de actividades que toda a comunidade educativa tem valorizado ao longo dos anos.
Uma das iniciativas levadas a efeito no decorrer deste ano lectivo é o chamado Voluntariado na Escola – queres ajudar a estudar?
O objectivo principal é o de, alunos mais velhos, ajudarem os alunos do 10.º ano que manifestem dificuldades no estudo e na integração escolar. As actividades a desenvolver passam pelo apoio nas tarefas escolares, seja a tirar dúvidas ou acompanhar na realização de trabalhos de casa, a ajudar a estudar, seja em conversas informais sobre dificuldades pessoais ou outras que se julguem pertinentes. Com isto, pretende-se criar e reforçar laços de solidariedade social, aceitando que a relação e comunicação entre colegas pode ser um factor de desenvolvimento e crescimento pessoal com implicações positivas no sucesso escolar.
A iniciativa tem percorrido o caminho esperado e, no momento de fazer uma avaliação mais rigorosa, se saberá se atingiu os objectivos a que se propôs.
Não posso deixar referir os alunos/mentores que, voluntariamente, dão concretização a esta iniciativa. Aqui ficam os seus nomes: Pedro Santos, 12ºB, William Almeida, 12ºC, Sandra Correia, 12º D, Rui Matos,12º D, Diana Albuquerque, 12º F, Soraia Rebelo, 12º F, Nuno Miranda, 12ºL, João Farias, 12ºL e Clara Borges do 11º A.
Não posso deixar referir os alunos/mentores que, voluntariamente, dão concretização a esta iniciativa. Aqui ficam os seus nomes: Pedro Santos, 12ºB, William Almeida, 12ºC, Sandra Correia, 12º D, Rui Matos,12º D, Diana Albuquerque, 12º F, Soraia Rebelo, 12º F, Nuno Miranda, 12ºL, João Farias, 12ºL e Clara Borges do 11º A.
3 Comments:
Desconhecia esta iniciativa que aplaudo, sem quaiquer reservas. A cidadania também se aprende assim.
Quanto aos SPOs, concordo também totalmente contigo e acrescento que a Filomena, que já conheço desde os anos oitenta, é merecedora do nosso reconhecimento pelo bom trabalho que tem feito na escola.
A iniciativa está a arrancar e até está a correr melhor do que o que eu esperava quando a estava a conceber juntamente com a Dr. Filomena.
Há cada vez mais alunos a aparecer nas explicações.
O benefício não é só para os alunos do 10º ano: eu próprio tenho ganho amizades e a iniciativa obriga-me a explicar a falar o que, penso, será bastante necessário no Ensino Superior.
Várias pessoas me têm perguntado se não estou a perder demasiado tempo. O facto é que participo nesta iniciativa às terças, quartas e quintas de tarde e ainda às sextas na hora de almoço.
E é facto também que ainda consigo ter tempo em que passo pelo tédio de não estar a fazer nada...
Comungo interiramente da opinão do Dr Vítor Amado.
Desempenho uma função, importante/próxima, que me permite constatar o interesse e dedicação da Dr Filomena Gato.
Estive noutras escolas e a lidar com os mesmos profissionais, mas eram bem diferentes na forma como revelavam o seu profissionalismo.
A comunidade esducativa deve-lhe gratidão pelo zelo e empenho.
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