24.2.07

Tributo a Zeca Afonso

Passaram vinte anos sobre o desaparecimento de Zeca Afonso. Figura emblemática no antes e pós 25 de Abril, lutador contra a ditadura salazarista, cantor de intervenção, simples baladeiro, intérprete singular da canção coimbrã. Por mero acaso, tive a oportunidade de o conhecer pessoalmente. Ainda estudante em Coimbra, frequentei assiduamente a secção de xadrez da Associação Académica de Coimbra. Um dia, fui convidado para fazer uma simultânea de xadrez no Centro Bento de Jesus Caraça, numa vila alentejana que já não recordo. No jantar de comemoração do referido Centro, ele e a esposa estiveram presentes. Por ter ficado sentado ao lado da esposa, troquei com ela palavras de circunstância. Mas a minha curiosidade centrou-se na figura do Zeca. Quase não se sentou. Petiscando aqui, dando um dedo de conversa mais além, ia deambulando pela sala. O seu olhar era vago, ausente, parecendo alheado de tudo e de todos. No entanto, "sentia-se" a sua presença. Uns anos mais tarde, revi-o em Coimbra, já bastante debilitado pela doença. Vinha a sair da Faculdade de Letras, amparado pelo esposa...
Embora distanciado dele politicamente, sempre distingui o plano meramente partidário da importância que teve no campo da música e da cultura. Daí, a simples homenagem que lhe presto.

Etiquetas:

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Estava a ler "A simples homenagem ao Zeca Afonso" e estava a ouvir na Antena 1 uma entrevista dele em 1983 acompanhada das canções, pois é continua actual, ele fala em "despertar consciências" sem duvida que é URGENTE, até o Zeca sentia uma certa tristeza se pudesse cá voltar para ver como isto vai andando.

25/2/07  
Anonymous Anónimo said...

Exacto, continua actual:aplica-se ipsis verbis a Cuba Angola(eles comem tudo) á China, Coreia do Norte,etc.
Com o apoio á paranóia gonçalvista--que destruiu a estrutura económica do País e levou à criação de empresas públicas falidas que eram um um poço sem fundo dos nossos impostos--o Zeca também é responsável pelo atraso económico e social do País.
Já é tempo de se acabar de intoxicar o povo e contar a verdade Histórica!!!

26/2/07  
Anonymous Anónimo said...

Ó Vladimir, quererás também culpar Amália Rodrigues e outros nacional-cançoneteiros pelo atraso social, económico e cultural de que sofreu Portugal nos 40 anos de fascismo que sofreu?
O Zeca era apenas um idealista naive que acreditava ser possível construir um mundo melhor aqui. Porventura, tal como Amália, terá andado em más companhias. Mas acredito na sua honestidade.
A tua verdade histórica só tem uma face, a "anti-tudo o que não seja de direita".
Isso é mau. Desculpa, mas aparentas andar inspirado por fundamentalismos islâmicos ...

26/2/07  
Anonymous Anónimo said...

Ò V.M. Amália em más companhias???
Nem o PCP se atreve a dizer isso porque matou a fome a alguns deles!!!
Zeca sim andou em más companhias(Otelo condenado a 18 anos de prisão pós 25 Abril, por ser terrorista...).
Quanto ao fundamentalismo islâmico, deixa-me rir:por mim acabava com isso tudo...

27/2/07  
Anonymous Anónimo said...

E como se extermina o islamismo?
Com um upgrade das velhas cruzadas cristãs?
Convenhamos que bush não está lá a ter grande sucesso.
Outros caminhos, que não o da guerra, têm que ser encontrados.
Rapinar as riquezas naturais de outros países é pirataria e isso tem sido o que o ocidente tem feito nos últimos 5 séculos. Espanta-me até que a reacção dos eternos saqueados seja tão "soft"

28/2/07  

Enviar um comentário

<< Home