15.9.07

Governo, sindicato e cotas

Uma das medidas mais penalizadoras para os professores, no âmbito do novo estatuto, é o sistema de avaliação e o sistema de cotas. Ontem, o secretário de estado, Pedreira, admitiu um ligeiríssimo aumento na percentagem dessas mesmas cotas. De seguida, a imprensa ouviu o secretário-geral da fenprof, Mário Nogueira. Causaram-me muito mais admiração e revolta as palavras deste último do que a "benesse" anunciada pelo secretário de estado. O sindicalista afirmou que, afinal, o governo admitia ceder nesta matéria o que vinha de encontro ao que os sindicatos sempre propuseram: a negociação da percentagem das cotas! Ora, mais uma vez, fui inocente...Eu que pensava que os sindicatos eram intransigentes neste capítulo, afinal enganei-me. Vão todos dar uma volta ao bilhar grande.
Nota: As afirmações das pessoas acima citadas foram ouvidas na Antena 1, num dos noticiários da noite.

Etiquetas: , ,

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Talvez assumindo o papel de advogado do diabo diria que, não tendo os sindicatos (todos) conseguido travar o ímpeto bulldozer do ME no que respeita ao novo estatuto, tenta-se agora que a sua aplicação seja mais soft.
A alternativa seria mandá-los (ao ME) p´ró ... mas esta parece-me uma postura mais construtiva.

16/9/07  
Anonymous Anónimo said...

Soft??
Que diferença faz passar de 25% para 30%?
( não sei se os números são estes)
Apenas serve para aumentar o lote dos "escohidos".
Diminui a injustiça da medida? Não!
Tal como no concurso para titulares vai-se fazendo o fato á medida dos que têm força para exigir vesti-lo.
Haja vergonha, já que a coerência parece que desapareceu.

16/9/07  
Blogger lourenja.blogspot.com said...

"A primeira reunião entre a FENPROF e o ME, no âmbito da regulamentação da avaliação do desempenho dos professores, confirmou o pior cenário dos admitidos: o ME não está disponível para alterar aspectos de fundo, que decorrem do ECD, como, por exemplo, a existência de cotas para atribuição das classificações mais elevadas, o que mereceu o desacordo da FENPROF."

16/9/07  
Blogger Vítor Amado said...

Jacinto: não ouviste as declarações de Mário Nogueira...Essa transcrição que fizeste é anterior ao que eu refiro.
Vitorm:neste ponto, sou mais radical que tu: o sistema de cotas deveria merecer a reprovação pura e simples.
Odalisca: estou de acordo contigo.obrigado pela visita.

16/9/07  
Anonymous Anónimo said...

Porra, o que é que um gajo pode fazer agora que a merda do ECD é lei?
Desistir de tudo ou ir "negociando" umas merdas?
Não se tratará de negociações qd uma das partes se limita a impor o que bem entende... Isto é tão-só uma maquiavélica encenação para fingir comportamento democrático por parte (dos ditadores) do ME.
Os sindicatos lá vão fazendo umas cenas, mas os profes, onde estão?
Vítor, sabes bem que sou visceralmente contra a divisão da carreira...

16/9/07  

Enviar um comentário

<< Home