O paradigma socrático
O sítio da minha escola assinala, suponho que com orgulho, o número de candidatos ao Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC). Setencentos, isto apenas referente ao nível do secundário. Número não muito distante dos alunos matriculados no regime diurno. Aparentemente, é um número esmagador. Para mim, céptico talvez, é sobretudo ilusório. Neste novo paradigma socrático para a educação, tenho enormes reservas quanto aos objectivos, ao processo e à avalição. Não estaremos, de novo, num processo em tudo semelhante às accções de formação, subsidiadas pelo Fundo Social Europeu, levadas a efeito há anos, e que levaram dirigentes sindicais, como Torres Couto, ao banco dos tribunais? Outra dúvida pertinente: esta formação tem como objectivo primeiro a qualificação ou, sobretudo, a validação de competências? Não é diferença de somenos...
1 Comments:
VA, tal como tu, desconfio bué destas "novas" oportunidades. E não apenas por saber que foram concebidas para a fotografia/estatística da UE...
Enviar um comentário
<< Home