14.11.07

Prémio Nacional de Professores



Decorreu, ontem, a cerimónia de entrega do prémio nacional de professor, concurso da iniciativa do ministério da educação. O vencedor foi um colega que lecciona Matemática, numa escola secundária de Aveiro, num universo de 35 docentes que se candidataram. De seu nome, Arsélio Almeida Martins. Não quero colocar em dúvida a justiça do galadão, muito menos a competência do colega em causa. Merecedor de reflexão é o número de candidatos. Bem sei que o ministério não estará muito preocupado com isso, mas não deixa de ser significativo o desinteresse que tal iniciativa provocou na classe docente. Na cerimónia de entrega do prémio, Daniel Sampaio, presidente do júri, proferiu algumas palavras que devem ser entendidas, tanto pelo ministério como pelas escolas.
Lamentou o
"mal-estar significativo entre docentes e o Governo".
Acrescentou ainda:
"As escolas reclamam autonomia mas não cessam de esperar pelo ME. Se o ministério quer autonomia então porque legisla tanto?"
Presentes na cerimónia, tanto o primeiro-ministro como a ministra da educação recusaram-se a comentar estas afirmações. Apenas o ajudante, Valter Lemos o fez. E eu não comento afirmações de ajudantes.



Etiquetas: , ,

5 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Ó VA,

tu achas que houve poucos candidatos?! ainda há 35 profes que se candidatam a esta m...a -- e tu achas pouco?! pouco seria zero...

14/11/07  
Anonymous Anónimo said...

Este mesmo Sampaio, irmão do outro que disse que na Finlândia é que os profes trabalhavam (até ao domingo, tal era nº de horas que o ex- presidente inventou e que a embaixada da Finlândia logo desmentiria) volta a surpreender-nos! Desta vez com a descolagem que parece querer fazer em relação à actuação deste ME.
A ver se o sr não arrepia de novo caminho...
Quanto aos 35 candidatos, num universo de 150000 profes, é um nº que deveria fazer pensar as cabeças que se passeiam no ME.
Eu entendo isto como os profes se estarem a ca... para estas encenações socratiano-lurdecas.
Aliás não conhecemos todos nós numerosos excelentes colegas que não concorrer(i)am nunca a uma fantochada destas?
(devo ressalvar que tenho, apesar de tudo, todo o respeito pelos colegas que aderiram a esta encenação)

14/11/07  
Anonymous Anónimo said...

Ó vitor m,

o nosso mal é continuarmos a acreditar (a surpreender-nos) nas descolagens desses sampaios que andam por aí a colar e a descolar. Não tarda estarás a dizer que o homem, este sim, é que é da verdadeira esquerda.

Rosas descafeinados? C...r neles todos, homem! todos!

14/11/07  
Blogger Vítor Amado said...

Pergunta o que é a esquerda?

15/11/07  
Anonymous Anónimo said...

Calma Toino, eu não disse que acredito neles!
Bem sei que, embora não acreditando, neles votei uma maldita vez (por causa do Santana...)
VA, perguntas o que é a esquerda.
Respondo-te com a minha definição, já que as outras conhecemo-las das enciclopédias.
Diria que é um espaço de utopia anti-capitalista, democracia, liberdade, respeito, honestidade, solidariedade...
Existe esta esquerda? Se calhar ainda não. Alguns de nós estaremos mais perto dela do que outros.
Contudo, não vejo partidos de direita (neles incluo o ps) como visceralmente anti-capitalistas, e essa, para mim, é a diferença básica. Os outros requisitos poderão encontrar-se também à direita, embora me custe aceitar que um capitalista que não distribui os lucros da empresa pelos seus trabalhadores e os explora desumanamente, possa ser considerado honesto.

15/11/07  

Enviar um comentário

<< Home