18.9.08

A Vitória de Obama

Três adolescentes da Islândia tiveram o engenho e a arte de criar um "site" (denominado iftheworld-couldvote.com) onde os habitantes de todo o planeta podem votar nas eleições americanas-como sondagem, claro.Até 16 de Setembro, já tinham votado 40 696 "eleitores".
Como seria de esperar, Obama tem uma larga vantagem: 85,2% contra 14,8% de McCain.
Em Portugal, já tinham votado 2745-aliás, um dos números mais elevados- e quase 90% preferem Obama, numa média que se verifica na França, Alemanha e Espanha. Nos USA, a diferença é Obama: 80%, McCain 20%.
As conclusões a tirar têm a ver com o tipo de apoiantes dos candidatos, ou seja, quem tem possibilidades de tempo e financeiras para se dedicar a este tipo de eventos: lembremos que Obama tem conseguido muitos mais US$ de donativos para a sua campanha do que McCain ( o que arrasa a tese "intocável", tanto na UE como nos USA, de que o P.R. é o partido dos ricos), devido principalmente às receitas via "net".
Outra conclusão muito curiosa: McCain tem 100% dos votos no Azerbaijão e na ...Namíbia!
Ora, o Azerbaijão é um país de grande maioria muçulmano, mas, lá está, tem fronteiras com a Rússia: e as "brincadeiras" dos ex-KGB na Geórgia puseram os azeris em pânico! E faz esquecer outra tese muito estafada de que os muçulmanos são anti-Bush. Quando surgem perigos bem reais, os povos pedem ajuda aos aliados seguros dos USA. Como já tínhamos escrito, a invasão da Geórgia foi um erro crasso do Kremlin.E na Geórgia, Obama ainda consegue 33,3%- capicua engraçada.
A Namíbia é um país africano e, por isso, maior a surpresa: donde surgiu a admiração pela política de "força e segurança e belicista e unilateral" dos USA ?
Outra curiosidade: no Quénia, terra natal do pai de Barack, a votação é 50%-50%.
Cortesia do DN de 17/Setembro

Etiquetas: , ,

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Mais uma das suas brilhantes conclusões feitas por medida: vota nos democratas quem tem dinheiro e tempo, os ricos. Nunca lhe ocorreu que a maioria das pessoas que "votam" na internet são é mais esclarecidas? Acha que eu sou rico, só porque tenho internet? Se você não fosse de extrema-direita e cristão extremista, facilmente chegaria a conclusões diferentes.

Os muçulmanos, se calhar, revêem-se em Bush por causa do carácter bélico. A única diferença entre Bush e um fundamentalista islâmico é que Bush é mais esperto: enquanto o fundamentalista islâmico se suicida nos seus ataques, Bush manda, no conforto da sua cadeira, bombardear gente a milhares de quilómetros de distância para poder facturar mais. Visto assim, é evidente que Bush é bem mais cobarde.

Como adepto de Bush que tem tanta raiva a tudo o que é muçulmano, não devia estar incomodado com o facto de os azeris preferirem o mesmo candidato que você?

19/9/08  
Blogger osátiro said...

Meu caro: esta sondagem vale o que vale; por isso o post tem laivos de ironia.Eu só "desmenti" a apregoada ideia de que o Islão é todo anti Bush, muito espalhada pelos "media" ocidentais.
E, no caso azeri, o que ressalta é que o medo do actual Kremlin é tão grande (eles fazem fronteira com a Rússia e a Geórgia) que recorrem quase em desespero aos USA.
Quanto ao meu fundamentalismo, tem razão: procuro denunciar as barbaridades que são escondidas pela generalidade dos grandes meios de comunicação social.
Nisso pode estar certo.E vou continuar, claro.

19/9/08  
Anonymous Anónimo said...

Nisso, é muito parecido com os órgãos de comunicação social que critica, só que funciona ao contrário: denuncia as barbaridades que eles escondem e esconde as barbaridades que eles denunciam. Onde é que está a diferença?

20/9/08  

Enviar um comentário

<< Home