21.11.07

A avaliação de professores (II)

aqui se falou da avaliação de professores. As perversidades e as incongruências são de tal ordem que é difícil referir quais delas são as mais gravosas.
  • Assim, o processo de avaliação inicia-se com a realização de uma entrevista entre o avaliado e o coordenador de departamento. Esta entrevista é obrigatória e individual. A finalidade é definir os objectivos da avaliação. O que se pretende com isto? Estabelecer uma percentagem de previsível sucesso nas turmas/disciplinas? Condicionar a acção do professor nas classificações a atribuir? Mas há mais. Se não chegarem a acordo nesta reunião, o avaliador dita as regras e estabelece, por imposição, esses objectivos!
  • As classificações a atribuir no processo de avaliação são as seguintes: Excelente - Muito Bom - Bom - Regular -Insuficiente. Se há a possibilidade de todos os professores obterem as classificações mais altas, estas estão condicionadas pelo sistema de quotas. Administrativamente, o ministério fixa uma percentagem de 5% para a classificação de Excelente e de 20% para o Muito bom. Pode-se ter um desempenho de bom nível, mas não chega...Não entras na quota! E o inacreditável pode ainda acontecer se se obtiver a classificação positiva de Regular. Caso se tenha esse azar, os dois anos de serviço correspondentes a essa avaliação não serão considerados para a progressão na carreira!

Dia 30 de Novembro, teremos oportunidade de mostrar o nosso profundo desacordo com toda esta farsa. Aderir à greve - sem aulas de substituição!

Etiquetas: , , , ,

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Com todo o respeito pelos colegas que me vierem a substituir no dia da greve, tenho que dizer que, na prática, estarão a desrespeitar o meu direito a exercê-la.
Estarei errado nesta interpretação?

21/11/07  
Blogger lourenja.blogspot.com said...

Concordo com o VM, mas também já vi muitas situações de injustiça e desrespeito pelo seu semelhante, têm sempre argumentos para as suas atitudes responsabilizando os outros. É alei da selva ou seja salve-se quem puder. Os outros que lutem porque depois todos beneficiamos. Os Profs e outros técnicos têm uma oportunidade de ouro para fazer valer os seus direitos e eliminar as brutalidades do ME e da representante MLR

21/11/07  

Enviar um comentário

<< Home