25.6.09

A ficha de auto-avaliação

Circunstâncias várias afastaram-me do blogue por uns tempos. Pensei, inclusive, em dar por terminada a minha colaboração. Mas há momentos em que não resistimos. A "culpa", agora, é dessa ameba que ocupa o ministério da educação.
Na minha escola, terminou hoje o prazo para a entrega da chamada ficha de auto-avaliação. Depois de ler e escutar várias opiniões sobre o assunto, decidi-me pela entrega. A referida ficha consiste num conjunto de itens a que os professores devem dar resposta, num processo mais burocrático que formativo. A sensação que se tem é de inutilidade, de teimosia da tutela em insistir que "agora, sim, os professores são avaliados".
Em tempos, fiz parte da comissão de avaliação no âmbito do conselho pedagógico. Li e analisei muitos relatórios críticos sobre a avaliação de desempenho. A grande maioria fazia-o numa perspectiva construtiva, séria, realçando os aspectos positivos e menos positivos da sua prática lectiva.
Esta ministra conseguiu subverter toda a filosofia em que assentava essa outra avaliação. Manipuladora, conseguiu, em quatro anos, instalar um clima de descrédito nas escolas, dividir a classe docente, lançar a desmotivação num dos grupos profissionais mais bem formados do país. As consequências negativas ver-se-ão mais tarde, apesar de toda a propaganda estatística que se faz passar para a opinião pública.
A D. Milu sairá do próximo governo, assim se espera. Mas a sua figura permanecerá, por muito tempo, como a mais negra e sinistra que algum dia passou pela 5 de Outubro.

Etiquetas: , , ,

1 Comments:

Anonymous vitor m said...

Estou contigo, VA.

26/6/09  

Enviar um comentário

<< Home