29.9.07
A Birmânia

- "A única verdadeira prisão é o medo e a única verdadeira liberdade nasce da libertação do medo."
Etiquetas: Birmânia, internacional, política
28.9.07
Chavez e Ahmadinejad
- «Juntos apoiaremos todos os povos oprimidos e continuaremos resistindo até ao fim do imperialismo(...)«os dois povos da Venezuela e do Irão e os seus líderes têm grandes responsabilidades no cenário mundial».
O irmão, Hugo Chavez, respondeu no mesmo tom:
- «A Venezuela veste-se de júbilo para dar-lhe as boas-vindas»
Não haja dúvidas. O mundo, na mão destes senhores, seria um paraíso. Sem oprimidos, sem miséria, sem guerras. Nada nos conforta mais que sabermos que dois dos mais prepotentes, autocráticos ditadorzecos nos podem iluminar o caminho, rumo a um mundo mais fraterno.
Com Chavez a fazer discursos de oito horas na tv, que domina, e Ahmadinejad, virado para Meca, a recitar versos do Corão. Ou então, aproveitarem melhor o tempo. Chamavam Fidel Castro e o querido líder, Kim Jong II e jogavam à bisca. Lambida, de preferência.
Etiquetas: internacional, política, terrorismo
27.9.07
A entrevista a Santana Lopes
Etiquetas: política, portugal, Santana Lopes
26.9.07
As grelhas de avaliação dos professores (I)
- Como "medir" a evolução dos resultados escolares dos alunos no ano/disciplina face à evolução média pelos alunos da escola?
- Como comparar os resultados das classificações nas provas de avaliação externa com os resultados da avaliação interna?
Que pretende o ministério? Que o facilitismo se instale e comece a haver uma inflação de "boas" classificações? Como comparar coisas que são, de todo, incompatíveis?
Em relação ao abandono escolar, o ministério propõe esta pérola:
- O docente empenhou-se activamente na prevenção do abandono escolar e deu um contributo significativo na definição de estratégias para a sua redução?
- O docente empenhou-se na prevenção do abandono escolar e deu um contributo para a sua redução?
No primeiro caso, o docente será pontuado com 4 pontos; no segundo com 3 pontos. Outras pontuações são possíveis, dependendo do empenho.
Que critérios objectivos estarão na base desta decisão? Acordará o presidente do conselho executivo bem disposto num dia e será benevolente? Ou assobia para o lado e pontua todos os docentes com a mesma pontuação?
Ou muito me engano, ou ainda vou ver alguns colegas a calcorrear praças e cafés, bater à porta de pais estupefactos, à procura dos foragidos, agarrá-los pelo "cu das calças" e a sentá-los, firmes e hirtos, nas cadeiras da sala de aula...
24.9.07
As directas no PSD
Etiquetas: democracia, partidos, política
23.9.07
22.9.07
O terrorismo islâmico
Etiquetas: islamismo, terrorismo
21.9.07
Livro do Desassossego

Etiquetas: Livro do Desassossego, Pessoa, Poesia
20.9.07
Novas Oportunidades
Etiquetas: Humor
19.9.07
Aquilino Ribeiro

Etiquetas: Aquilino Ribeiro, Cultura
17.9.07
Notícias ou talvez não...
Etiquetas: comunicação social
16.9.07
Humor tecnológico
Etiquetas: Humor
Humor (com sotaque brasileiro...)
- Desculpe, mas eu tava distraída. Estou procurando meu marido, não sei onde ele está.
- Que coincidência. Também estou procurando o meu marido!
- Mesmo? E como ele é?
- Bom, ele é moreno, 1,92 de altura, olhos verdes, bronzeado, coxas grossas, ombros largos e uma bundinha linda! Está usando uma calça jeans surrada e uma camiseta que realça o peito e os braços sarados. E o seu?
- O meu que se dane!!! Vamos procurar o seu.
Etiquetas: Humor
15.9.07
Choque...cancerígeno
Etiquetas: comunicação social, educação, governo
Governo, sindicato e cotas
Etiquetas: educação, governo, sindicatos
13.9.07
O murro de Scolari
.jpg)
12.9.07
O drama em Darfur
Noutras localidades, pode também organizar a sua própria iniciativa ou participar individualmente de múltiplas formas. A palavra de ordem é alertar.
Etiquetas: Darfur
O novo ano lectivo
Esta sinistra figura simboliza o autismo e a arrogância do ministério da educação. No retrato, não sei o que mais destacar:
- o decote;
- o cruzar de mãos;
- o corte do vestido;
- o corte do cabelo;
Todos os anos é o mesmo ritual. No início de cada ano lectivo, encabeçado pelo primeiro-ministro, um grupo de ilustres visita uma escola, simbolizando com isso, o arranque de um novo ano lectivo. Este ano o senhor Sócrates levou uma comitiva de vinte membros: sete ministros e treze secretários de estado. É obra! Cada vez mais o show mediático faz parte da agenda política. Vive-se da imagem, de acções de propaganda. A tão propalada venda de computadores a professores e alunos mereceu-lhe o seguinte comentário: "absolutamente fundamental para melhorar e modernizar o sistema de ensino".
11.9.07
O ataque às torres gémeas (II)
Há seis anos assisti, pelas televisões, em directo, ao ataque perpetrado pelos radicais islâmicos, contra as "torres gémeas", no coração da cidade de Nova Iorque. O mundo tomava consciência como a sua segurança era frágil. Apesar de todo o arsenal bélico, das armas de destruição maciça, do poderio militar da maior potência mundial. Pode concordar-se ou não com a hegemonia americana no mundo, discordar-se do modo como essa pulsão imperialista se manifesta e concretiza. Mas não pode dissociar-se a ideia de liberdade dos Estados Unidos. É nesta fronteira entre os valores da liberdade e da barbárie que interpreto os factos ocorridos. A luta contra o terrorismo, simbolizado na figura de Bin Laden, deve, pois prosseguir. Com todos os erros e contradições que daí podem advir. Mas, para mim, há um valor absoluto que não tem preço: o direito que tenho de criticar, de fazer opções, de dizer aquilo que penso. E neste ponto, não deve haver nenhum fanático que me indique o caminho que devo seguir, seja o de Alá ou de outro deus qualquer.Etiquetas: política, terrorismo, Torres Gémeas
10.9.07
O caso Maddie
Etiquetas: comunicação social, justiça
8.9.07
A Festa
Este fim de semana parece que todos os caminhos vão dar à Quinta da Atalaia, local onde há anos se realiza a festa do PCP. Para ser politicamente correcto, diria que é um acontecimento incontornável. Que seja. Pelo menos na vertente cultural, merece consideração, palavras de apreço. Já o mesmo não direi no plano político. Os camaradas estarão, com ouvidos atentos e olhares embevecidos, pregados aos discursos do secretário-geral. Ouvirão as críticas costumeiras, num discurso gasto e cada vez mais ortodoxo, entrecortado com vivas ao PCP, de punho erguido, como convém. Nostalgicamente, recordarão os tempos do "sol" que a todos iluminava, falarão em "operários", "exploração", "capitalismo", "nosso povo", "imperialismo"...Etiquetas: política
6.9.07
Até sempre, colega
Etiquetas: Memória
4.9.07
Humor

( via Anterozóide)
Etiquetas: Humor
Professor Titular
3.9.07
O novo ano lectivo
Etiquetas: ensino

