29.3.09

Porque hoje é domingo

"Que conste que não cometi delito algum. O máximo que fiz, se tanto, e exagerando muito, foi não cumprir a lei."

Jennifer Lopez, actriz

Etiquetas: ,

27.3.09

A crise

Presidente brasileiro diz que culpa da crise é de “gente branca com olhos azuis”.
Pronto, identificados os culpados pela crise, estamos salvos. É exterminá-los. Com banqueiros indianos e negros, desaparecerão os males sobre a terra.

Etiquetas: ,

25.3.09

Avaliação de professores

A avaliação de professores esteve novamente na ordem do dia com a interpelação feita na Assembleia da República. O centro do debate prendeu-se com as consequências que advêm da não entrega dos objectivos individuais por parte dos professores. A ministra da educação permaneceu quase todo o tempo calada. Mandou falar os ajudantes de campo, nomeadamente o secretário Pedreira. E insistiu na estafada ideia que os professores que não procederam à entrega dos objectivos individuais serão penalizados, à luz do que os senhores do ministério entendem da lei.
Mas se é assim, por que razão remetem essa decisão para os conselhos executivos, admitindo a hipótese de uns penalizarem os professores e outros não? Há ou não dúvidas, então, na interpretação da lei? Ou irá depois o ministério penalizar os executivos que não cumprirem o que o ministério acha que é imperativo legal?
As pessoas mais atentas e não sectárias já perceberam que este processo de avaliação nasceu torto e nem o provérbio aqui se irá cumprir. Nunca mais se endireitará.
Resta esperar que esses senhores desaparecem e alguém de bom senso venha pôr termo a uma das maiores aberrações que o governo congeminou.
Pode ler mais desenvolvimentos no jornal Público.

Etiquetas: ,

Agressão a professores

Quase diariamente a comunicação social noticia agressões a professores. Muitas vezes, a instauração de processos disciplinares não leva a nada e os seus efeitos perdem-se nas teias da burocracia. Como os nossos governantes gostam de seguir exemplos de outros países, fica aqui a notícia do que acontece na vizinha Espanha. Em Portugal, fica-se, a maioria das vezes, pela transferência de escola do prevaricador.
Ler mais no jornal El Pais.

Etiquetas: ,

24.3.09

O Penalty!

Parece que sábado passado houve um jogo de futebol. Estava em disputa uma taça qualquer, parece. À semelhança do que acontece quase todas as semanas por esse mundo louco da bola, o árbitro cometeu um erro grave e mandou marcar uma grande penalidade contra o Sporting que deu o golo do empate ao Benfica. Tendo chegado ao final do jogo [parece que era um jogo...], empatadas, as equipas prcocederam à marcação de cinco grandes penalidades. O Sporting falhou três, como se sabe, e perdeu o jogo e a taça.
Segundo consta, o visconde de alvalade sublevou-se na tumba e rebentou o escândalo! Aqui d'el-rei que fomos roubados! Demitam-se, por esta ordem, o presidente do conselho de arbitragem, o presidente da liga de clubes, o presidente da federação, o secretário de estado...Mais um pouco, chegava ao querido líder.
A Nação, estupefacta, tomara conhecimento de mais este magno problema estrutural! Solícita como sempre, Fátima C. Ferreira promove um Prós e Contras sobre o assunto. A TSF dedica o seu fórum de 3ª feira ao mesmo tema. Capas de jornais, aberturas de noticiários, debates e mais debates se seguem. É quase impossível seguir toda esta enxurrada de informação! Quase se pode afirmar que o país parou!
Afinal, um árbitro de nome esquisito, Lucílio, era ameaçado de morte! País de brandos costumes.
O preservativo escondeu-se algures num qualquer lugarejo africano, a crise dos têxteis esfumou-se, os desempregados arranjaram trabalho, a eleição do provedor de justiça passara para segundo plano. Sócrates, emocionado, agraciou com a medalha de bons serviços Lucílio, de sobrenome Baptista. Afinal, não conseguiu esconder a sua costela encarnada.
Para esta corja de dirigentes desportivos, a bola continua a ser quadrada. Passem bem!

Etiquetas:

23.3.09

A novela

A novela em torno da escolha do novo Provedor de Justiça atingiu o limite do razoável e do admissível. Com responsabilidades dos partidos que mais representação parlamentar têm. Os episódios que se sucedem arrastam este caso, cada vez mais, para o pântano político. Sabendo-se que o mandato do actual Provedor acabou há mais de oito meses, tanto PS como PSD insistem num jogo de bastidores e de guerrilha institucional que empobrece a democracia. Ainda agora, ao regressar a casa, ouvia na TSF o Presidente da Assembleia da República insistir na urgência de uma solução. Até o Presidente da República já teve necessidade de se referir a este caso. A divisão de cargos políticos que agrada sobremaneira ao PS e PSD contribui para o enfado com que a generalidade dos cidadãos olha a política. Depois, em noite de eleições, lamentam-se do elevado número de abstenções, bem como da percentagem obtida por partidos cujos conceitos de democracia andam nas margens do que eu entendo ser um regime democrático. E estou a referir-me ao BE e ao PCP.
Tenham um pouco de vergonha e de humildade democrática e poupem-nos a jogos florentinos que nos cansam e e nos enojam.

Etiquetas:

22.3.09

Porque hoje é domingo

- De que tipo de música gosta mais?
- Para mim, sem dúvida, a música de CD!
Natalia Paris, modelo

Etiquetas: ,

21.3.09

A drª Morgado

A Drª Maria José Morgado é vista, na comunicação social, como a magistrada impoluta e implacável. Tem audiência quanto baste e boa imprensa. Hoje dá uma entrevista ao semanário Sol. E diz e repete o que já disse e repetiu milhentas vezes. Não seria altura de apresentar mais resultados de tão aturadas investigações em vez do tom lamuriento com que nos metralha quase todas as semanas?

Etiquetas: ,

18.3.09

A crise dos milhões

"Nesta crise, os milionários perdem milhões, os trabalhadores perdem os empregos."
Ler o resto da crónica de Domingos Amaral no CM.

Etiquetas: , ,

17.3.09

O caso dos alunos de etnia cigana

Vai para aí grande escarcéu por causa de alunos de etnia cigana terem sido integrados numa turma à parte e estarem a ter aulas num contentor. O PSD, PCP e Bloco pediram, inclusive, a presença da ministra da educação na Assembleia da República.
Julgo haver muita demagogia e oportunismo político nesta questão. Mas o argumento fatal decorre do politicamente correcto que varre a sociedade portuguesa. Conheço o caso apenas pelo que vem relatado na comunicação social e as reacções que provocou.
Mas deixo duas notas:
- o facto de terem aulas em contentores supõe condições menos dignas para os alunos terem aulas. Ora, isso nem sempre se verifica.
- Desvaloriza-se, propositadamente, o contexto em que estes alunos foram integrados no sistema de ensino. Qual a faixa etária, que ano de escolaridade frequentam? Será mais correcto agrupar alunos de 10/11 anos com outros de 16/17 anos? Casos diferentes devem ter tratamento diferente. Nem sempre o mais óbvio é o procedimento mais adequado. De boas intenções está o inferno cheio.

Etiquetas: ,

15.3.09

Pedroso e os caixotes...

Segundo noticia o jornal Público, João Pedroso ganhou 290 mil euros por umas fotocópias que deixou encaixotadas numa sala poeirenta, num 5º andar do edifício do ministério da educação. É o que se chama ganhar à peça.
Não me querem convidar, por metade do preço, para corrigir os erros na Magalhães?

Etiquetas: , ,

Porque hoje é domingo

"Tem muita gente inculta que acredita que o que prejudica o nosso ambiente são as impurezas que há na água..."
Pamela Anderson, actriz

Etiquetas: ,

13.3.09

Manuel Alegre

Com estas afirmações, Manuel Alegre quer dizer o quê?
- Que não concorda, mas concorda?
- Que é um homem providencial?
- Que quer falar, mas não o deixam?
- Que, se falasse, isso seria uma "insídia"?
- Que quer o apoio do PS para as presidenciais e não tem coragem de o pedir?

Ou estão todos doidos? O PS, Manuel Alegre ou ambos?

Etiquetas: ,

A Frase

"Eis que a falha humana voltou. Ficou a saber-se por estes dias que foi uma 'falha humana' que semeou um ror de asneiras nos jogos instalados no computador Magalhães, jóia da coroa do 'choque', do plano e do 'pacto' tecnológicos."
João Paulo Guerra, "Diário Económico"

Etiquetas: ,

12.3.09

O direito a ter direitos...

De há muitos anos que a legislação permite aos professores assistirem a reuniões sindicais, embora se imponha um limite, como é natural. Que eu saiba, até agora, não se levantaram dúvidas sobre a aplicação da lei, fosse a reunião realizada no local de trabalho ou se centralizassem essas mesmas reuniões por uma questão logística.
Tomei conhecimento que, num agrupamento de escolas próximo de Viseu, o presidente do conselho executivo foi questionado pela directora regional do centro (DREC) acerca da justificação apresentada por alguns docentes que estiveram presentes em reunião sindical efectivada no passado mês de Fevereiro.
Sabendo eu quem está à frente da DREC, espanta-me esta tomada de posição. Quem ouviu a dita senhora em inúmeroas acções de formação não pode deixar de estranhar tão inusitado quanto pretensioso rigor com a aplicação da lei. O autoritarismo demonstrado só vem provar que o poder cega e aquilo que se defendia tempos atrás caiu no caixote do lixo do esquecimento. Atitudes como esta já nem me provocam urticária, apenas um sorriso de desdém por estas pobres almas que, em obediência ao chefe, mostram que coluna vertebral é coisa que perderam há muito...

Etiquetas: , ,

11.3.09

O PS caceteiro

O PS de Sócrates está transformado num partido de caceteiros. Depois do ex-ministro Coelho ter afirmado que quem se mete com o PS leva, veio a versão do malhar pela boca do ministro Silva. Agora é o aveirense do charuto afirmar que Manuel Alegre precisa de levar um chuto.

Etiquetas: , ,

10.3.09

O BE e o Presidente de Angola

Hoje em dia a diplomacia é cada vez mais a diplomacia do dinheiro, dos negócios e dos interesses. Não admira, por isso, que a visita do Presidente angolano esteja a ser saudada por quase todos os partidos políticos. Na recepção que teve lugar na Assembleia da República, apenas o Bloco de Esquerda esteve ausente. As razões invocadas foram a falta de democracia em Angola e o facto de o seu Presidente se encontrar há 30 anos no poder.
O Bloco de Esquerda é um partido sui generis. É um albergue de ideologias, desde maoistas a trotskistas, tudo se agasalha naquela casa. Verdadeiramente, não conheço a ideologia desse partido nem o seu conceito de democracia. Arregimenta, em momentos de crise, um número cada vez maior de descontentes que não se revêem nos partidos tradicionais. Lembra o Partido Renovador Democrático (PRD), de inspiração eanista, que rapidamente se esfumou. Suspeito que aspira ao poder, apesar de o negar. E as próximas eleições legislativas, sem maioria absoluta do PS, se verá até onde irá a coerência de Louça e companheiros. Aliás, essas clivagens entre os bloquistas são bem visíveis no que se passa na Câmara de Lisboa onde o amigo Zé foi excomungado logo que cheirou o perfume diáfano do poder.

Etiquetas: ,

9.3.09

Os Palestinianos e a imprensa

No recente conflito de Israel e da Palestina, era raro o dia em que a comunicação social, nomeadamente as televisões, não abria com ataques israelitas a alvos palestinianos. Alguns deles, vieram a revelar-se falsos como se demonstrou aqui.
Nos últimos dias, mais uma vez, os palestinianos atacaram escolas israelitas e a notícia passa despercerbida. As consciências ocidentais permaneceram covardemente caladas. As vozes e os blogues que há tempos vociferavam contra os israelitas assassinos agora calam-se e não organizam manifestações e abaixo-assinados.
Mais desenvolvimentos podem ser lidos via martha colmenares.

Etiquetas: , , ,

O PS e o Estado

No Correio da Manhã, António Ribeiro Ferreira faz uma análise ao tentáculo do PS no aparelho do Estado.
"O Partido Socialista assaltou o Estado de uma forma nunca vista e usa os dinheiros públicos para comprar apoios e castigar quem ousa pôr em causa o grande líder".
António Ribeiro Ferreira, jornalista, "Correio da Manhã",

Etiquetas: , ,

8.3.09

Porque hoje é domingo


"Quero um homem bem parecido"
Mariana Ferreira, actriz
Quem se candidata? Eu nem coloco a minha foto para não afastar a concorrência...

Etiquetas: ,

4 anos da ministra da educação

O professor Santana Castilho, em entrevista à SIC-N, analisa os quatro anos da legislatura da ministra da educação mais desastrada que Portugal teve. Para ver e analisar com atenção.


Etiquetas: ,

Ainda o Magalhanês...

Depois da celeuma que causou, parece que o ministério da educação decidiu retirar o software do computador Magalhães. Segundo consta, a senhora DREN foi convidada para substituir o magalhanês usado nas instruções pelo margaridanês...
Quem não gostou da brincadeira foi o deputado José Paulo Carvalho que, em requerimento dirigido ao Presidente da Assembleia da República, pediu esclarecimentos.
Notícia pode ser lida no jornal Público.

Etiquetas: , ,

7.3.09

A saga do Magalhães

O ilustre navegador deve dar voltas na tumba. Baptizarem com o seu nome um micro-computador ainda se aceita, agora fazerem as tropelias que se começam a saber é um insulto à memória do homem.
Desde o início que o processo é mais que duvidoso.
- Começaram por entregar a montagem do portátil a uma empresa com dívidas à segurança social, sem concurso...
- Os computadores têm chegado às escolas às pinguinhas. Estamos a meio do ano lectivo e milhares de alunos ainda não o têm...
- Tiveram de ser os professores a tratar de todo o processo de aquisição, quais delegados de vendas...
- A maioria dos professores não tinha (nem tem..) formação específica para tornar essa ferramenta didáctica e pedagogicamente útil...
- Como se não bastasse, o Expresso refere, na sua edição de hoje, os atropelos à língua portuguesa que constam nas instruções... Para quem não tiver paciência para ler a totalidade da notícia, deixo aqui um excerto:

"Neste processador podes escrever o texto que quiseres, gravar-lo e continuar-lo mais tarde", lê-se nas instruções do processador de texto - isso mesmo: "gravar-lo e continuar-lo". "Dirije o guindaste e copía o modelo", explicam as intruções de um puzzle - assim: "dirije" com "j" e "copía" com acento no "i". "Quando acabas-te, carrega no botão OK" - "acabas-te", em vez de"acabaste".
Como se não bastasse, vem o secretário Pedreira desvalorizar o incidente e afirmar:
"Foi para mim uma surpresa. Naturalmente, não me parece que devesse ter acontecido e que, portanto, quem teve responsabilidade por verificar isso, deveria ter detectado esses dados"
Pois, não me parece que esta gente saiba o que anda a fazer.



Etiquetas: , , ,

6.3.09

A Frase

"A imbecilidade é a inferioridade humana mais razoavelmente partilhada."
Vergílio Ferreira

Etiquetas: ,

Forças ocultas...

Mais um que aderiu às forças ocultas. Ler declarações.

Etiquetas: , ,

Depois do "jamais" o "já agora..."

O ministro Lino ficou célebre com as trapalhadas da localização do "ex-futuro" aeroporto de Lisboa. Como se recordam, afirmou que em Alcochete "jamais" se construiria. Não demorou muito até engolir o sapo e aceitar essa localização como a melhor.

Foi conhecido hoje mais um relatório do Tribunal de Contas sobre as derrapagens nas obras públicas, uma verdadeira tragicomédia no nosso país. O assunto foi tema no fórum da TSF desta manhã. Tive oportunidade de ouvir parte do programa e estive atento às justificações dadas pelo ministro Lino. Segundo ele, a um qualquer projecto inicial acrescenta-se sempre mais alguma coisa.

"Já agora...mais uma valência...Já agora mais uma funcionalidade.."

Já agora, não se importam que eu mande estes senhores à bordamerda!

Etiquetas: ,

Falta de papel...

Há notícias que nos surpreendem ou não... Segundo a TSF, os pais dos alunos das escolas básicas do concelho de Olhão mendigaram, pelas ruas da cidade, alguns rolos de papel higiénico, pois o mesmo falta nos estabelecimentos de ensino. Por mim, oferecia, com gosto, o da imagem.

Etiquetas: ,

5.3.09

Caso Freeport

aqui se falou do caso Freeport e do eventual envolvimento de Sócrates no processo de licenciamento do centro comercial. Em declarações à rádio renascença, o presidente do sindicato dos magistrados do ministério público veio hoje declarar, preto no branco, que existiram pressões que pretendiam condicionar os responsáveis pelas investigações.
Perante a gravidade destas afirmações, que farão os poderes públicos?

Etiquetas: , ,

A moda da avaliação

Este país tem destas coisas. De quando em vez, agita-se uma bandeira e faz-se disso - como dizer? - uma questão de regime. Começou pelos professores [quantos mais alunos passares, mais facilmente podes atingir a classificação de Excelente], querem continuar com os médicos a retalho e agora também com os funcionários dos tribunais - mais processos despachados, mais cobranças feitas, mais actas concluídas.
Estamos, pois, reduzidos a números. Não faltará muito teremos um chip incorporado para contabilizar as vezes que vamos à casa de banho e as quecas que damos (ou não...).

Etiquetas: ,

Sudão-crime contra a humanidade

aqui e aqui se escreveu sobre o autêntico genocídio a que se assistia no Sudão, muitas vezes covardemente ignorado por uma comunicação social politicamente acéfala. Finalmente, o Tribunal Penal Internacional (TPI) decidiu intervir e emitir um mandado de captura contra o Presidente desse país. Mas, pressurosa, a China veio em defesa da barbárie.
"A China opõe-se a qualquer acção que possa interferir com a situação pacífica no Darfur e no Sudão", disse Qin Gang, porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros.
Ler o resto da notícia no Público.

Etiquetas: ,

4.3.09

A Dra Guidinha

A directora regional de educação do norte, a tristemente célebre Margarida Moreira, além de autocrática [ afinal, segue o chefe...] escreve em bom português. Santana Castilho, em crónica no jornal Público, dá conta disso mesmo. Transcrevo algumas passagens:
"Tomando por base estes pressupostos, determino:
3. Sendo certo que muitos docentes não se aceitam o uso dos alunos nesta atitude inaceitável."
E mais adiante, acrescenta a dita senhora:
" ... 3. em Janeiro deverá ser marcado um dia em que as crianças devem trazer os Magalhães, para iniciar o trabalho casa-escola.
4. O pagamento do Magalhães, no caso em que a isso os pais sejam obrigados, estão a receber informações por sms, devendo, em todas, constar a entidade 11023; ...
[sublinhados nossos]
Será preciso mais algum comentário para aferir da competência desta senhora?
Estamos entregues à bicharada.

Etiquetas: ,

1.3.09

O apagão

O apagão no congresso do PS é a melhor imagem do verdadeiro estado do país. Não há campanha negra nem forças ocultas que valham ao querido líder.

Etiquetas: ,